Ofertas do dia da Amazon!

Morre Sergio Mendes, aos 83 anos, pianista e astro internacional da música brasileira

Sérgio Mendes, músico e compositor que ajudou a popularizar a bossa nova e o samba fora do Brasil, morreu aos 83 anos na quinta-feira (5/6) em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde morava.


A morte foi confirmada por sua família, que informou que ele "faleceu em paz", cercado por sua esposa e filhos.

Sérgio Mendes é conhecido por regravações de sucessos como Mas Que Nada, de Jorge Ben Jor, e The Fool On The Hill, dos Beatles.

Ele gravou mais de 35 álbuns, muitos dos quais ganharam disco de ouro ou platina nos EUA; e recebeu uma indicação ao Oscar em 2012 por coescrever a música Real in Rio do desenho animado Rio.

Entre suas colaborações estava Magalenha – uma música alegre alimentada pelos sons energéticos de percussionistas baianos – que rapidamente se tornou um sucesso.

Duas décadas depois, em 2012, a dupla recebeu uma indicação ao Oscar por seu trabalho na trilha sonora do filme Rio.

A inclusão de Mas Que Nada na trilha sonora do filme Austin Powers de Mike Myers apresentou Mendes a um público totalmente novo em 1997 e, no início do século 21, a maior parte de seu catálogo anterior havia sido relançada para novos fãs.

Na mesma época, Mendes começou a incorporar elementos do hip-hop em seu som, colaborando com o Black Eyed Peas em uma nova versão de Mas Que Nada e gravando músicas com rappers, incluindo Common e Q-Tip.

Mendes também fez uma participação especial no vídeo de 24 horas de duração de Happy, de Pharrell Williams; e ganhou um prêmio pelo conjunto da obra no Grammy Latino de 2005.

Um filme de sua vida, Sergio Mendes In The Key Of Joy (Sérgio Mendes e a Chave da Alegria, em tradução livre) foi lançado em conjunto com um novo álbum em 2020.

E ele continuou tocando ao vivo até muito recentemente, incluindo uma aparição no London Jazz Festival em outubro de 2023, aos 82 anos.

Certa vez Mendes resumiu sua filosofia musical dizendo que, quando pensava em música brasileira, "as primeiras palavras que me vêm à mente são alegria, celebração, festa... Acho que está no espírito do povo em geral."

O músico deixa sua esposa, Gracinha Leporace, que cantou em muitos de seus discos, e cinco filhos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem