OMS declara mpox como emergência de saúde pública global

 A Organização Mundial da Saúde declarou nesta quarta-feira (14) o surto de mpox em curso na África como uma emergência de saúde global.

A OMS convocou o seu comitê de emergência sobre mpox devido a preocupações de que uma cepa mais mortal do vírus, o clado Ib, tivesse atingido quatro províncias de África anteriormente não afetadas. Esta cepa já havia sido contida na República Democrática do Congo.

Especialistas independentes do comitê reuniram-se virtualmente nesta quarta-feira para aconselhar o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre a gravidade do surto. Após essa consulta, ele anunciou que tinha declarado uma emergência de saúde pública de preocupação internacional – o mais alto nível de alarme ao abrigo do direito internacional de saúde.

A Mpox é caracterizada por dois clados genéticos, I e II. Um clado é um amplo agrupamento de vírus que evoluiu ao longo de décadas e é um grupo genético e clinicamente distinto. O clado Ib é mais transmissível e causa doenças mais graves.

Autoridades da OMS disseram anteriormente que o vírus poderia ser contido “de forma bastante simples, se fizermos as coisas certas no momento certo”. As autoridades ainda pediram a cooperação internacional no financiamento e na organização de esforços para conter o surto.

A organização já assinou o processo de Lista de Uso de Emergência para ambas as vacinas mpox e desenvolveu um plano de resposta regional que requer 15 milhões de dólares, com 1,45 milhões de dólares já liberados do Fundo de Contingência para Emergências da OMS.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem