Aumentam as chances de astronautas 'presos' no espaço voltarem à Terra em nave da SpaceX, diz imprensa dos EUA

As chances de os astronautas presos no espaço voltarem à Terra em uma nave da SpaceX aumentaram significativamente. 

A NASA está avaliando todas as opções para garantir o retorno seguro da tripulação da Starliner, uma nave da Boeing que está em fase de testes. Devido a problemas técnicos com a Starliner, a cápsula Dragon da SpaceX se tornou uma opção viável para trazer os astronautas de volta.

A informação foi confirmada pela Nasa em coletiva realizada em conjunto com a Boeing, na última semana. 

Agora, a espaçonave passa por testes para avaliar o funcionamento dos 28 propulsores RCS, uma forma de a Nasa investigar as causas do problema técnico que atrasou o retorno dos astronautas.

“Vamos disparar todos esses propulsores com uma série de pulsos, apenas para garantir, antes de desacoplarmos, que todo o sistema funcione da maneira que esperávamos e da maneira como estava da última vez que o verificamos”, afirmou em coletiva Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.

A missão Starliner na ISS

A cápsula Starliner, da Boeing, foi acoplada na estação em 6 de junho deste ano, com o plano de deixar Williams e Wilmore realizando testes por apenas 10 dias. O atraso na acoplagem, no entanto — relacionado à falha nos propulsores e a um vazamento de hélio —, mostrou a necessidade de reparos e estudos dos incidentes para entender o que houve e garantir um retorno seguro ao planeta Terra.

Em junho, oficiais da NASA apontaram que a nave espacial da Boeing está performando bem e pode até mesmo ser usada como "bote salva-vidas" para trazer os astronautas à Terra imediatamente em caso de emergência. Em último caso, há um plano B para a dupla, que seria voltar na espaçonave Crew Dragon, da SpaceX.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem