Telefones da série Google Pixel 6 travam após redefinição de fábrica

Vários proprietários de telefones Google da série Pixel 6 (6, 6a, 6 Pro) relataram na semana passada que seus dispositivos ficaram “travados” após realizarem uma redefinição de fábrica.



As redefinições de fábrica apagam todos os dados pessoais, aplicativos e configurações do dispositivo e normalmente são realizadas quando o proprietário do dispositivo o prepara para revenda.

A série Pixel 6, lançada no final de 2021, está se aproximando do ciclo de atualização típico para muitos compradores originais, e os problemas com o processo de redefinição de fábrica se tornaram significativamente mais impactantes.

A partir da semana passada, usuários relataram receber um erro sobre um arquivo ‘tune2fs’ ausente durante a inicialização, levando a uma tela de recuperação dizendo “Não é possível carregar o sistema Android. Seus dados podem estar corrompidos”.

A tela de recuperação do Android solicita que o usuário execute outra redefinição de fábrica, criando um loop infinito que não resolve o problema.

A incapacidade de configurar o bootloader devido a bloqueios de OEM impede o uso de ferramentas de flash do Android ou outros métodos de solução de problemas, enquanto os esforços para carregar atualizações via ADB falham depois que o processo é interrompido no meio do caminho.

Alguns usuários relatam participação no programa beta do Android 15, mas como esse não é um denominador comum em todos os relatos, a causa do “bricking” permanece indeterminada.

Resposta do Google

Os usuários relatam respostas mistas do Google e, com muitos enfrentando esse problema logo após seus dispositivos terem saído da garantia, obter suporte adequado é complicado.

Relatórios no Reddit mencionam que os serviços de reparo do Google alegaram que era um problema na placa-mãe e queriam um preço alto para consertar um dispositivo que não estava mais na garantia.

Moderadores voluntários nos fóruns do Google declararam que os engenheiros da empresa reconheceram o problema e estão investigando, mas ainda não foram fornecidas instruções específicas sobre o que as pessoas devem fazer com os dispositivos.

Até que a situação se resolva, os proprietários do Google Pixel 6, 6a e 6 Pro não devem realizar redefinições de fábrica e fazer backups regulares em um dispositivo separado.

Esta não é a primeira vez que proprietários de dispositivos Google Pixel enfrentam erros sérios de software/firmware que causam problemas básicos de usabilidade neste ano.

A atualização do sistema Android de janeiro de 2024 para telefones Pixel causou a incapacidade de acessar o armazenamento interno, iniciar o aplicativo da câmera ou abrir qualquer aplicativo em diversos modelos Pixel.

A solução para esse problema, que surgiu quase um mês depois, foi um processo complexo e demorado, com várias etapas, que exigiu familiaridade com ferramentas de software e hardware adicional (um computador).

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