Roacutan (isotretinoína) para acne

O que é o Roacutan?

Roacutan é o nome comercial da isotretinoína, um potente fármaco indicado para o tratamento da acne severa e da rosácea.

A isotretinoína é um medicamento extremamente efetivo contra cravos e espinhas, porém, é um medicamento que deve ser administrado com precaução, devido aos seus múltiplos efeitos colaterais possíveis e ao seu risco de provocar má-formações fetais.

Atenção: esse artigo não é uma bula do Roacutan. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e trazer informações mais úteis para o público leigo, respondendo as principais dúvidas de quem está considerando usar a isotretinoína.

Para saber mais sobre os principais medicamentos usados no tratamento de cravos e espinhas, leia: Opções de tratamento da acne.

Como funciona a isotretinoína – Mecanismo de ação

As espinhas são habitualmente formadas por um processo que envolve o aumento da produção de sebo (oleosidade) pelas glândulas sebáceas, obstrução do folículo piloso e proliferação da Propionibacterium acnes, renomeada recentemente para Cutibacterium acnes (explicamos esse processo em detalhes no artigo: ACNE – Causas e Tratamento).

A isotretinoína é muito eficaz exatamente por agir diretamente nas causas da acne. O fármaco provoca contração das glândulas sebáceas e redução significativa da produção de sebo. Com menos sebo, há menor risco de obstrução dos poros da pele e menos alimento disponível para a Cutibacterium. Após algumas semanas de uso, torna-se nítida a redução do processo inflamatório que dá origem às espinhas.

Indicações – Para que serve

O Roacutan é um medicamento forte, muito eficaz contra a acne, mas também com muitos efeitos adversos possíveis. Por isso, ele só costuma ser indicado para os casos mais graves, que não respondem aos tratamentos convencionais, incluindo o uso de antibióticos, como azitromicina, minociclina e tetraciclina.

Em geral, o Roacutan é prescrito para os casos de acne nodular recalcitrante, que são os casos de acne com múltiplas espinhas em formato de nódulos, muito inflamadas e maiores que 0,5 cm.

Além da acne nodular recalcitrante, outras indicações possíveis do Roacutan são:

  • Casos de acne resistente, que não melhoram com nenhum outro tratamento.
  • Acne severa, que está provocando cicatrizes.
  • Pacientes com problemas sociais ou psicológicos devido a questões estéticas provocadas pela acne.
  • Acne rosácea.

Roacutan afina o nazir?

Um suposto efeito colateral que tem sido bastante propagado nas redes sociais é o afinamento do nariz após uso da isotretinoína. Isso, porém, é falso. A isotretinoína não provoca afinamento do nariz.

O Roacutan pode provocar alterações estéticas no nariz em apenas uma situação: quando a pessoa tem uma doença chamada rinofima, que é uma condição na qual as glândulas sebáceas aumentam muito em tamanho e quantidade, ocasionando crescimento e deformação do nariz.

Se o paciente não tem rinofima, o Roacutan não provoca efeito nenhum no tamanho ou formato do nariz.

Posologia – Como tomar

A isotretinoína existe em comprimidos nas formas de 10 mg e 20 mg. Existem também os comprimidos de 30 mg e 40 mg, mas essas apresentações não são comercializadas no Brasil nem em Portugal.

A dose inicial costuma ser de 0,5 mg/kg/dia. Após o primeiro mês de tratamento, se não houver reações adversas relevantes, a dose deve ser aumentada para 1 mg/kg/dia. O objetivo do tratamento é alcançar a dose cumulativa de 120 a 150 mg/kg, o que é habitualmente atingido em quatro a seis meses (duração usual do tratamento é 20 semanas). Ao final, o tratamento pode ser interrompido abruptamente, sem nenhum tipo de desmame.

Portanto, em um paciente de 60 kg, a dose inicial será de 30 mg por dia e a dose final de 60 mg por dia. Ao final do tratamento, o paciente deve ter tomado entre 7200 e 9000 mg da isotretinoína.

O Roacutan pode ser tomado uma vez por dia ou dividido em duas doses diárias. A absorção do medicamento é maior se ele ingerido junto com a refeição.

Nos casos graves, com envolvimento predominantemente do tronco, a dose máxima pode chegar a 2 mg/kg/dia.

Em geral, os outros medicamentos usados para acnes são suspensos durante o tratamento com a isotretinoína, inclusive cremes e loções. A associação com antibióticos, como a tetraciclina não é recomendada devido ao maior risco de hipertensão intracraniana (pseudotumor cerebri).

Isotretinoína em dose baixa

Alguns estudos mostram que nos casos de acne moderada, o Roacutan em doses mais baixas, como 0,5 mg/kg/dia, é tão eficaz quanto a dose de 1 mg/kg/dia. Na dose mais baixa, porém, a incidência de efeitos colaterais é menor.

Resposta ao tratamento – Isotretinoína funciona?

O Roacutan estimula a pele a expelir o excesso de sebo dentro das suas glândulas sebáceas. Por isso, no início, é possível notar um agravamento da acne. Mas não é preciso se preocupar, após 2 ou 3 semanas, o quadro começa a melhorar definitivamente.

Nos casos de acne muito grave, este agravamento temporário pode levar à formação de úlceras. Por isso, o dermatologista pode indicar o uso temporário de corticoides por 2 a 4 semanas antes de iniciar a o Roacutan para evitar este tipo de complicação.

Passado o primeiro mês, período que pode ou não haver agravamento das lesões, a isotretinoína começa a mostrar sua eficácia. A grande maioria dos pacientes apresenta excelente resposta a longo prazo, com efeitos que permanecem mesmo depois da suspensão do medicamento.

Cerca de 40% dos pacientes apresentam cura definitiva da acne após cerca de 15 a 20 semanas de tratamento. O restante apresenta significativa melhora, mas ainda precisam ser mantidos com outros tratamentos como cremes ou antibióticos. A boa notícia é que, após o tratamento com a isotretinoína, esses tratamentos menos agressivos, que antes não funcionavam, passam a ter ótima resposta. Em geral, cerca de 90% dos pacientes ficam satisfeitos com os resultados.

Roacutan antes e depois

Para que haja um melhor resultado estético, é importante que o tratamento seja iniciado antes do paciente já ter muitas cicatrizes na face ou no tronco. O Roacutan age no processo inflamatório, ele impede a formação de novas espinhas, mas não tem ação alguma sobre as cicatrizes já formadas.

Os casos de recaída, com agravamento da acne meses após a suspensão do Roacutan, podem ser tratados com novo curso de isotretinoína. Habitualmente, esperamos um intervalo de pelo menos 5 meses para repetir o tratamento. As recaídas são mais comuns nos pacientes que, ao final de 20 semanas, não alcançaram dose cumulativa total de 120 mg/kg.

Preços e nomes comerciais

A isotretinoína pode ser encontrada na sua forma genérica ou através dos seguintes nomes comerciais:

Quanto custa a isotretinoína?

A caixa com 30 comprimidos de 10 mg custa entre 50 a 80 reais no Brasil e 11 euros em Portugal. Já a caixa com 30 comprimidos de 20 mg custa entre 100 e 200 reais no Brasil e 17 euros em Portugal.

Efeitos colaterais

O Roacutan seria um remédio maravilhoso se não fosse o seu perfil de efeitos colaterais.

Entre os efeitos colaterais mais frequentes da isotretinoína, podemos citar:

O uso diário de hidratantes para pele e lábios, e de colírios para os olhos, são frequentemente necessários para evitar lesões provocadas pelo ressecamento intenso.

Isotretinoína causa depressão?

Durante algum tempo pensou-se haver relação direta entre o uso do Roacutan e episódios de depressão e pensamentos suicidas. Entretanto, diversos estudos não conseguiram provar esta relação.

Sabemos que os pacientes com acne severa são habitualmente mais propensos a desenvolverem depressão, devido aos efeitos estéticos que a acne promove na adolescência e juventude, períodos da vida em que a aparência tem grande importância social.

A taxa de suicídio neste grupo é normalmente mais alta que na população em geral, e ainda não se conseguiu provar que o uso da isotretinoína piore a situação.

O Roacutan engorda?

Não, a isotretinoína não provoca ganho de peso. Pelo contrário, quando há alteração do peso do paciente, o mais comum é o emagrecimento.

Porém, algumas observações são necessárias. Como a isotretinoína é melhor absorvida quando tomada juntos com alimentos gordurosos, alguns pacientes acabam aumentando o consumo desse tipo de alimento, que são habitualmente mais calóricos.

Além disso, há um mito de que chocolates e doces possam agravar a acne. Quando o paciente começa a notar uma melhora relevante das espinhas, ele pode se sentir mais confiante para voltar a comer chocolate, o que obviamente, a longo prazo, aumenta o risco de ganho de peso.

Para reduzir o risco de complicação pelos efeitos adversos, o tratamento com Roacutan deve ser monitorizado.

Testes de função hepática (TGO e TGP) e dosagem sanguínea do colesterol e dos triglicerídeos devem ser obtidos antes do início da terapia. Os laboratórios responsáveis pela produção do medicamento costumam sugerir a monitorização desses parâmetros semanalmente ou quinzenalmente até que a dose máxima do medicamento seja alcançada e estabilizada.

No entanto, nos casos de indivíduos saudáveis, assintomáticos, jovens e sem história familiar de diabetes, doença hepática ou dislipidemia, esses testes laboratoriais podem ser realizados com menor frequência (a cada mês, por exemplo).

As mulheres em idade fértil devem fazer um teste de gravidez antes do início do tratamento e devem repeti-lo mensalmente até um mês após o fim do tratamento.

A maioria dos efeitos adversos associados à isotretinoína pode ser controlados sem a interrupção do medicamento, com hidratantes, filtro solar, colírios, dieta, evitar lente de contato, evitar ambientes muito secos, utilizar medicamentos para dor e abstinência ao álcool.

As elevações suaves e transitórias da TGP e TGO (marcadores hepáticos) ocorrem no início da terapia em aproximadamente 15 a 20% dos pacientes. Normalmente, os níveis normalizam espontaneamente dentro de algumas semanas.

Quando interromper o tratamento com Roacutan

As principais indicações para interrupção da terapia com isotretinoína incluem:

  • Hipertrigliceridemia grave (acima de 800 mg/dL).
  • Elevação da TGP e TGO mais do que três vezes os valores normais.
  • Rabdomiólise (grande elevação dos valores de CK sanguíneo).
  • Sinais de depressão grave.
  • Anemia grave
  • Surgimento de gravidez.

Cuidados e contraindicações

A principal contraindicação à isotretinoína é gravidez, já que esse fármaco pode provocar abortos e graves malformações.

O uso de Roacutan em mulheres jovens e sexualmente ativas é uma grande preocupação dos médicos. Em geral, indica-se o uso de, pelo menos, dois métodos anticoncepcionais distintos, como camisinha e pílula anticoncepcional, para reduzir ao máximo o risco da paciente engravidar durante o tratamento. A gravidez só volta a ser permitida um mês após a interrupção da isotretinoína (antigamente a recomendação era 3 meses).

Mulheres que estão amamentando também não devem iniciar o tratamento com Roacutan.

Pessoas que usam lentes de contato devem dar preferência aos óculos para não agravar o quadro de ressecamento dos olhos.

Deve-se evitar depilações com produtos químicos ou cera, devido à fragilidade da pele, que costuma estar muito ressecada.

A isotretinoína não deve ser usada junto com outras drogas, como tetraciclina, minociclina ou vitamina A. Não se deve beber álcool durante o tratamento. Evite o uso de ervas ou medicamentos naturais, pois os mesmos podem interagir com a isotretinoína.


Referências



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem