Entorse: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Entorse é a ruptura ou estiramento dos ligamentos, que são tecidos fibrosos que unem a cabeça de dois ossos nas articulações, causando sintomas como dor, inchaço ou dificuldade para movimentar a região afetada.



A entorse pode surgir no tornozelo, joelho, pulso ou dedos das mãos ou pés, sendo causada por quedas, torções ou lesões por esportes, como corrida, basquete ou futebol, sendo mais comum em atletas, por exemplo.

O tratamento da entorse é feito pelo ortopedista e normalmente envolve repouso, uso de remédios para aliviar os sintomas, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.

Sintomas de entorse

Os principais sintomas de entorse são:

  • Dor intensa no local afetado;
  • Inchaço;
  • Mancha roxa na pele, que pode surgir até 48 horas depois da lesão;
  • Sensibilidade ao tocar na região;
  • Dificuldade de movimentar a região afetada.

Além disso, a entorse de tornozelo ou joelhos pode causar dificuldade para caminhar ou colocar o pé no chão. Veja outros sintomas da entorse de tornozelo. 

Qual a diferença de torção e entorse?

A torção é um movimento súbito e brusco que faz com que uma articulação se mova de forma incorreta ultrapassando a amplitude de movimento normal.

Geralmente, a torção leva ao de ruptura ou estiramento do ligamento da articulação, resultando na entorse e, em alguns casos, pode até ocorrer fratura do osso.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da entorse é feito pelo ortopedista através da avaliação dos sintomas, pratica de esportes, torções ou lesões recentes na articulação, além do exame físico da região afetada.

Marque uma consulta com o ortopedista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.


Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, para confirmar o diagnóstico o médico deve solicitar exames de imagem, como raio X ou ressonância magnética, por exemplo, que também ajudam a avaliar a presença de fraturas e a gravidade da entorse.

Possíveis causas

As principais causas de entorse são:

  • Quedas;
  • Lesões por esporte;
  • Pisar “errado” no chão;
  • Cair com a mão estendida durante uma queda;
  • Torção do joelho ou tornozelo ao caminhar, correr ou pular;
  • Esforços repetitivos com a articulação.

A entorse é mais comum de acontecer em atletas ou pessoas que trabalham com esforços repetitivos, por exemplo.

Tipos de entorse

Os principais tipos de entorse são:

1. Entorse de tornozelo

A entorse de tornozelo é um dos tipos mais comuns de entorse causada por torções, caminhar ou correr em superfícies irregulares ou aterrissar de mau jeito durante exercícios físicos.

Esse tipo de entorse pode afetar o ligamento talofibular anterior ou o ligamento calcâneo e causar sintomas como dificuldade de apoiar o pé no chão ou inchaço da parte lateral do pé, por exemplo. 

2. Entorse no joelho

A entorse no joelho é outro tipo comum de entorse que pode afetar os ligamentos presentes nas bordas internas ou laterais do joelho, além da parte da frente ou de trás do joelho.

Normalmente, esse tipo de entorse é causado por esportes, como corrida, futebol, tênis ou basquete, por exemplo. 

3. Entorse no pé

A entorse no pé afeta os ligamentos em volta do pé, sendo normalmente causado por aterrissar de forma incorreta ao pular ou mudança de direção repentina ao correr.

Esse tipo de entorse pode afetar o dorso do pé ou a parte central do pé, por exemplo.

4. Entorse no dedo

A entorse no dedo pode surgir nos dedos das mãos ou dos pés devido a bater o dedo do pé em um móvel ou pancada nos dedos das mãos por esportes, como basquete ou vôlei, por exemplo.

5. Entorse no pulso

A entorse no pulso é mais comum de surgir devido a quedas, fazendo com que a mão vá para trás durante a queda, ou ainda por torção ou carga excessiva.

Esse tipo de entorse, também conhecida como entorse no punho, pode levar ao rompimento de vários ligamentos do pulso e causar dor intensa e dificuldade de movimentar o pulso.

Graus de entorse

A entorse pode ser classificada em diferentes graus de acordo com a gravidade da lesão, como:

  • Entorse leve ou entorse grau 1: é caracterizada por estiramento leve ou uma ruptura mínima do ligamento, não ocorrendo ruptura do ligamento;
  • Entorse moderada ou entorse grau 2: ocorre uma ruptura parcial do ligamento, de de até dois terços das fibras ligamentares;
  • Entorse grave ou entorse grau 3: é caracterizada por uma ruptura total do ligamento.

O grau da entorse é identificado pelo ortopedista através dos exames de imagem, sendo fundamental para determinar o tipo de tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento

O tratamento da entorse deve ser feito com orientação do ortopedista de acordo com o grau da entorse, assim como da região afetada.

Os principais tratamentos para entorse são:

1. Proteger o membro afetado

Proteger o membro afetado é feito com repouso, restringindo os movimentos da região ajuda a reduzir os sintomas e prevenir a piora da entorse.

O repouso deve ser feito pelo tempo recomendado pelo ortopedista, podendo-se fazer movimentos suaves com a articulação para não afetar a força muscular, mas mantendo a proteção da região afetada.

2. Aplicar compressas frias

É importante aplicar a compressa fria imediatamente assim que acontecer a entorse, para ajudar a reduzir a inflamação, a dor e o inchaço da região afetada.

Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou saco plástico, e depois envolver a bolsa ou o saco em uma toalha limpa e seca e aplicar na região afetada.

As compressas frias podem ser feitas durante 15 a 20 minutos, a cada 2 ou 3 horas, nas primeiras 48 horas após a entorse.

3. Compressão local

A compressão do local com entorse pode ser recomendado pelo médico sendo feito com o uso de uma faixa ou bandagem elástica, pois ajuda a reduzir o inchaço.

No entanto, é importante não comprimir demais o local, pois pode afetar a circulação sanguínea, devendo-se afrouxar a faixa ou bandagem elástica caso surja piora da dor ou formigamento da região.

4. Elevar o membro

Quando a entorse ocorre no joelho, tornozelo, punho ou dedos, deve-se elevar o membro afetado, acima da altura do coração, o que pode ser feito mantendo a mão para cima ou apoiando em alguma almofada ou travesseiro, por exemplo. 

Elevar o membro afetado ajuda a reduzir o inchaço no local afetado.

Leia também: Como tratar a torção (luxação) do tornozelo em casa


/passos-para-tratar-uma-entorse-de-tornozelo-em-casa

5. Usar anti-inflamatórios

Em alguns casos, o ortopedista pode indicar o uso de anti-inflamatórios ou analgésicos para entorse, como ibuprofeno ou paracetamol, por exemplo.

Esses remédios ajudam a reduzir a dor da entorse e devem ser tomados somente com orientação e pelo tempo recomendado pelo médico.

6. Fisioterapia

A fisioterapia pode ser indicada pelo médico e deve ser feita com orientação do fisioterapeuta, com exercícios para aumentar a flexibilidade e melhorar a estabilidade e a força da articulação afetada.

7. Cirurgia

Nos casos mais graves de entorse, o médico pode indicar a cirurgia para reparar ou reconstruir o ligamento afetado.

Geralmente, esse tipo de tratamento para entorse é feito quando o ligamento não cicatriza, a articulação continua instável ou existem fraturas, por exemplo.

Quanto tempo para curar a entorse?

O tempo para curar entorse varia de acordo com a região afetada, podendo levar de 4 a 6 semanas, por exemplo.

Além disso, o tempo de tratamento também varia com o tipo de tratamento realizado, sendo que nos casos de cirurgia, pode demorar mais tempo a recuperação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem