Durante uma de suas andanças pelo território marciano, o rover Curiosity da Nasa se envolveu em um acidente -- que levou a um registro nunca antes feito. O veículo espacial atropelou uma curiosa rocha brilhante, que se partiu ao meio. Por meio das imagens enviadas à Terra, os cientistas conseguiram identificar, no interior da pedra, a presença de cristais de enxofre puro. Trata-se da primeira evidência desse mineral em Marte.
Desde outubro de 2023, o rover Curiosity explora uma região de Marte rica em sulfatos, um tipo de sal que contém enxofre e se forma à medida que a água evapora. Mas o elemento em seu estado puro, que é inodoro e tem coloração amarela, era algo que astrônomos sequer cogitavam que existisse no local.
om a descoberta, os astrônomos da agência espacial americana voltaram a analisar as fotos obtidas nos últimos dias de caminhada do robô. Com isso, eles perceberam que Curiosity estava no meio de um grande campo repleto de rochas semelhantes àquela que esmagou. Possivelmente, elas também guardam cristais de enxofre.
“Encontrar um campo de pedras feitas de enxofre puro é como encontrar um oásis no deserto”, explica Ashwin Vasavada, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em nota à imprensa. “Nossa missão, agora, é tentar explicar o porquê desse campo existir. Descobrir coisas estranhas e inesperadas é o que torna a exploração planetária tão emocionante”.
Abaixo, é possível assistir a um vídeo interativo produzido pelas imagens do rover no local. É um vídeo 360: basta arrastar e clicar sobre a tela, movendo o mouse, para circular pelo espaço.
Tags:
Ciência