Brasileiro desaparecido morre durante escalada em montanha no Peru


Brasileiro Desaparecido Morre Durante Escalada no Peru

O montanhista e guia Marcelo Motta Delvaux, que estava desaparecido desde o dia 30 de junho, morreu durante uma escalada no Peru, segundo familiares. Marcelo desapareceu no Nevado Coropuna, a quarta montanha mais alta do país, com aproximadamente 6435 metros de altitude, localizada na cidade de Arequipa.

Buscas e Circunstâncias

As buscas pelo montanhista foram iniciadas no dia 4 de julho, quando ele já havia parado de dar notícias. O GPS que o guia utilizava havia parado de funcionar, e sua irmã, Patrícia Delvaux, foi informada sobre o desaparecimento por meio da namorada de Marcelo. O hotel onde ele estava hospedado denunciou o desaparecimento, mas como não possuía equipamentos nem pessoas adeptas à escalada, não foi possível realizar um resgate imediato.

Triste Descoberta

A família do brasileiro criou uma arrecadação online para contratar guias apropriados ao Peru. Os guias foram enviados na sexta-feira (5) à noite, mas somente neste domingo (7) receberam a notícia de que Marcelo havia sido encontrado sem vida. Ao chegarem ao local, depararam-se com os bastões dele fincados no gelo e uma fenda aberta, por onde ele provavelmente caiu e morreu na hora. A profundidade da fenda tornou o resgate extremamente difícil.

Pedro Hauck, guia de montanha e amigo de Marcelo, acredita que a greta em que o brasileiro estava era muito profunda. A queda teria sido brusca e violenta, e Marcelo não conseguiu acionar o “SOS” do GPS. Ainda não se sabe quais serão os próximos passos e se a família ou o governo peruano disponibilizará uma equipe para remover o corpo de Marcelo da greta.

O Itamaraty informou que o Setor Consular da Embaixada do Brasil em Lima tem acompanhado o caso, mantido contato com as autoridades locais e prestado a assistência consular necessária.

Que a memória de Marcelo Motta Delvaux seja lembrada com respeito e gratidão, e que sua paixão pela montanha continue inspirando outros a explorar a natureza com responsabilidade e cautela.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem