Ofertas do dia da Amazon!

Tribunal de Justiça do DF autoriza rodeio no Parque da Cidade, em Brasília

 Tribunal de Justiça do DF autoriza rodeio no Parque da Cidade, em Brasília

Decisão revoga proibição e permite competição com animais

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) revogou, nesta quinta-feira (4), a proibição da realização de um rodeio no Parque da Cidade, em Brasília. Essa decisão autoriza a competição com animais.

Contexto e Fundamentação

O evento em questão é o Brasília Rodeio Festival, marcado para ocorrer entre quinta-feira (4/4) e domingo (7/4). O desembargador José Firmo Reis Soub assinou a decisão, destacando os seguintes pontos:

  1. A prática de rodeios é contemplada pela Constituição Federal como uma manifestação cultural.
  2. A atividade é regulamentada pela Confederação Nacional de Rodeio (CNAR).
  3. Não há provas de que os animais serão expostos à crueldade.
  4. O rodeio ocorrerá apenas na modalidade de montarias em touro.

Limitações e Precauções

A organização do evento especificou que as provas de laço e bulldoging (derrubada do boi) e calf roping (enlaçar bezerros e amarrar as patas) não serão realizadas. Isso se deve à falta de tecnologia que possa eliminar o grande potencial ofensivo para os animais.

Prejuízos e Liminar

A liminar que pedia a proibição do evento foi feita dois dias antes do início do rodeio. Manter essa proibição implicaria prejuízos aos envolvidos na competição: consumidores, patrocinadores, competidores, comerciantes e, principalmente, os animais, considerando o deslocamento desnecessário até o local da competição.

A decisão do TJDFT reconhece a importância de equilibrar a proteção dos animais com a preservação das manifestações culturais. O rodeio no Parque da Cidade, agora autorizado, será realizado com as devidas precauções e regulamentações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem