Lula inaugura IMPA Tech no Rio: ‘Gol de bicicleta da educação’

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou, nesta terça-feira, 2 de abril, o IMPA Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, na cidade do Rio de Janeiro. Ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), ele ressaltou a importância de investimentos no setor contra o “negacionismo e o crime organizado” e classificou a entrega da faculdade como um “gol de bicicleta” da educação. Essa afirmação foi uma analogia ao que o petista classificou como o momento mais bonito do futebol, ao citar o inventor do movimento, o ex-jogador carioca Leônidas da Silva. Lula enfatizou: “Educação não é um privilégio para ricos. É um direito de todos. Não é gasto, é investimento”. Ele completou: “Não é admissível que o presidente da República veja no jornal que há 480 mil crianças desistindo do estudo porque têm que ajudar em casa. Se não investirmos em educação, vamos entregar nossos jovens de graça para o crime organizado”.

Em seu discurso, Lula também tratou da importância do ensino contra a desinformação. Ele afirmou: “Vivemos um momento delicado na história do Brasil. Tenho 78 anos e não conheci nenhum momento de negacionismo, ódio e fake news como a gente vive hoje”. O prefeito Eduardo Paes, aliado recorrente do petista nos últimos meses, destacou o “amor pelo Rio” do presidente. O evento mais recente em que estiveram juntos foi no fim de fevereiro, na inauguração do Terminal Gentileza, um terminal integrado na região Central da capital fluminense. O prefeito também citou a chegada do instituto à região portuária da capital fluminense, chamada por ele de “Porto Maravalley”, parte do Porto Maravilha, onde também há construções do Minha Casa, Minha Vida. Paes projetou: “Esse hub de tecnologia vai liderar essa inovação no Brasil. Se soma a outras iniciativas da Prefeitura que têm como objetivo impulsionar o Rio pelo Brasil. O Porto Maravalley vai movimentar e dar mais vida a esta região do Porto Maravilha. Até 2025, teremos quase 40 mil moradores aqui. Com persistência, é possível fazer a região dar certo”.

Além de Lula e da primeira-dama, Janja da Silva, também estiveram presentes os ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Anielle Franco (Igualdade Racial), Camilo Santana (Educação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além de deputados federais e secretário do município. A cerimônia celebrou o início do primeiro período do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. Financiado pelo governo federal, o instituto é fruto de uma parceria com a Prefeitura do Rio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem