Estrela cadente explode no céu ao cruzar por Santa Catarina

 Um meteoro foi registrado no céu de Santa Catarina por uma câmera de monitoramento em Monte Castelo, no Norte do estado. O corpo celeste, popularmente conhecido como “estrela cadente”, durou cerca de 4 segundos e foi finalizado com uma pequena explosão. 

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, a explosão indica um aumento repentino de brilho observado no final de seu trajeto. A imagem foi capturada às 21h26 de segunda-feira (1º) e foi registrada pelas câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON). Conforme o astrônomo, a estimativa é de que o fenômeno tenha ocorrido sobre Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, localizada também no Norte catarinense. Por conta da elevada altitude em que os meteoros costumam ocorrer, o fenômeno também pode ter sido visível nos estados vizinhos. 

O meteoro é um fenômeno luminoso causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente, são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passarem de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo. 

Em junho de 2023, Santa Catarina registrou a passagem de mais de 200 meteoros em uma estação de monitoramento de Monte Castelo. Várias estrelas cadentes traçaram uma trajetória longa antes de desaparecer na escuridão do céu. Já em dezembro de 2022, foi a vez de um meteoro bólido, conhecido pela característica explosiva, ter sido flagrado a uma velocidade de aproximadamente 147 mil km/h. O meteoro explosivo foi registrado por uma câmera em SC. 🌠🔭

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem