Como instalar Windows 10 e 11 nativamente em celulares Android?

 A convergência entre smartphones e PCs é um sonho que ainda não foi totalmente realizado, mas projetos independentes mantêm essa esperança viva e chegam perto do que oficialmente poderia ser. Recentemente, foi descoberta a possibilidade de usar o Windows 11 em uma máquina virtual em um Google Pixel 6 com a chegada da versão prévia do Android 13. Embora os usos práticos dessa novidade sejam limitados, é interessante ver como um sistema operacional de desktop completo pode rodar em hardware móvel de baixo consumo de energia, mesmo que seja na versão ARM.

No entanto, indo além disso, o Projeto Renegade conseguiu instalar o Windows 10 e 11 nativamente em smartphones Android, sem recorrer a truques como máquinas virtuais. A lista de dispositivos compatíveis é pequena, mas o sistema roda nativamente e permite dual boot com o Android. Alguns dos modelos incluídos são:

  1. Samsung Galaxy S9 (versão com Qualcomm)
  2. Xiaomi Mi 8
  3. Xiaomi Mi Mix 3
  4. OnePlus 6 e 6T
  5. Pocophone F1
  6. Mi Mix 2s
  7. E outros modelos com Snapdragon 835 e 855, como OnePlus 7 ou Xiaomi Mi 9.

É importante observar que muitos desses dispositivos não possuem mais desenvolvimento ativo. O processo de instalação, detalhado no site de suporte do projeto, envolve ferramentas como fastboot e TWRP Recovery. Além disso, algumas funcionalidades, como as câmeras, podem não funcionar devido à falta de drivers.

Em canais do YouTube, como o chinês Geekerwan, é possível ver o desempenho desses smartphones com Windows 11, inclusive rodando jogos como CS:GO com certa fluidez. Os testes mostram duas pessoas jogando o jogo de tiro, cada uma com seu celular, usando teclado e mouse graças ao suporte USB desses terminais e, claro, do Windows 11.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem