Por que o coelho é símbolo da Páscoa?

 coelho da Páscoa é um importante símbolo dessa celebração, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Essa figura se estabeleceu como símbolo pascal a partir do século XIX e, atualmente, é conhecida por trazer os ovos de chocolate para as crianças.

Significado do coelho da Páscoa:

  • O coelho da Páscoa deixa os ovos escondidos, e as crianças que os encontram ficam com eles. Muitos pais fazem a brincadeira de esconder os ovos pela casa para que as crianças possam procurá-los.
  • Essa tradição tem relação com a cultura popular germânica, onde havia a lenda sobre o Osterhase, uma lebre que trazia ovos enfeitados para as crianças durante o período do equinócio da primavera. A lebre trazia os ovos e os escondia, cabendo às crianças o dever de encontrá-los.
  • Essa lenda foi levada aos Estados Unidos por imigrantes alemães a partir do século XVIII, popularizando-se por lá.
  • Existe muita especulação acerca da sua provável origem, se é pagã ou cristã, mas o fato é que é impossível fazer essa definição.
  • A forma como enxergamos a Páscoa foi modificada, a partir do século XIX, para transformar essa celebração em algo mais familiar. A Páscoa passou a ser vista como uma festividade a ser comemorada em família, e o coelho se tornou um dos seus símbolos.
  • Esse processo também está relacionado à forma como as sociedades ocidentais passaram a enxergar a infância. A Páscoa se tornou algo mais familiar, e a brincadeira de procurar os ovos é parte dessa mudança da infância como uma fase mais divertida na formação do ser humano.
  • Por fim, os impactos de todo esse desenvolvimento fizeram com que um novo símbolo surgisse: o coelho. A lenda original falava da lebre, um animal maior e mais agressivo. O coelho, por sua vez, é menor e mais dócil, tornando-se um símbolo mais domesticável.

Em resumo, o coelho da Páscoa representa fertilidade, renascimento e esperança de vida, e sua associação com a celebração pascal é uma combinação de tradições culturais e mudanças na forma como vemos essa festividade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem