Lula disse que alta no preço dos alimentos serve para facilitar o jejum dos brasileiros na Semana Santa?

 Não é verdade que o presidente Lula tenha dito que a alta no preço dos alimentos serve para facilitar o jejum dos brasileiros na Semana Santa. Essa afirmação é um boato e não possui fundamento.

Semana Santa também está rendendo diversas publicações polarizadas no meio político brasileiro. A prova disso está na história na qual vamos falar agora, que aponta para uma suposta declaração do presidente Lula. Textos que circulam em redes sociais apontam que Lula teria dito que a alta no preço dos alimentos teria a “função” de facilitar o jejum na Semana Santa. Leia a mensagem que circula na internet:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro Lula diz que alta no preço dos alimentos é para facilitar o jejum na Semana Santa Em mais um discurso feito pelo presidente do Brasil no improviso, Lula diz que alta no preço dos alimentos foi uma estratégia para facilitar o jejum da semana santa dos brasileiros: “O pessoal do outro lado aí ficou falando que o preço da batata, cenoura está subindo, caiu do cavalo.” O Brasil teve a terceira alta consecutiva nos preços dos alimentos desde a posse do atual governo.

Checagem:

  1. É verdade que Lula disse que a alta no preço dos alimentos serve para facilitar o jejum na Semana Santa?
    • Não. Primeiro, porque a declaração não teria qualquer lógica. Tanto que, se fosse real, estaria em diversos veículos de mídia (não está). Segundo, porque buscamos pela origem da publicação. Descobrimos que, mais uma vez, a fonte é o blog Sensacionalista. Detalhe: a página é a mais famosa do Brasil na criação de notícias fictícias com tons carregados de ironia.
  2. Lula deu alguma declaração sobre a alta do preço dos alimentos?
    • Sim. Nenhuma delas foi apontando que se tratava de “algo bom”. Pelo contrário, ele admitiu a questão da alta da inflação e destacou como “essencial” baixar os preços. Ele também chegou a citar que a questão climática teria influenciado a alta dos alimentos e que esperava uma queda em breve .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem