Pac-Man – História e Curiosidades

 Quando olho para os jogos atuais, é duvidoso que qualquer um de nós continue a falar deles dentro de 10 anos. Temos que nos focar em fazer jogos que as pessoas relembrem dentro de uma década, porque senão o mais provável é que perderemos o nosso público.” Tōru Iwatani

Pac-Man (em japonês com o nome de Puckman) é um jogo criado por Tōru Iwatani para a empresa Namco, e sendo distribuído para o mercado estadunidense pela Midway Games. Produzido originalmente para Arcade no início dos anos 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. O designer de jogos, Tōru Iwatani nascido em Meguro, Tóquio em 25 de janeiro de 1955 foi o criador do Pac-Man.



A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.

O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como “Mrs. Pacman”, e “Pacman Jr.”, além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo “adventure”, sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.

História do Pac-Man

Em 1980, Toru Iwatani, um designer da Namco, queria inventar um jogo de vídeo diferente dos “shoot-em-ups” (tiro-neles), que se assemelhasse a um desenho-animado.

A ideia do desenho original ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a uma pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e o jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo Japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos ; o jogo tornou-se famoso no ano seguinte.

No jogo os jogadores controlam puckman, com o objetivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), ‘blinky’, ‘pinky’, ‘inky’ e ‘clyde’, que escapam de uma prisão. Em cada canto da área do jogo, estão pastilhas maiores que permitem pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.

O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra ‘p’ por ‘f’ (um calão na língua inglesa). O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas e muitos, muitos mais.

Em 1982 foi lançado Ms. Pac-Man, a primeira sequência de Pac-Man, que é um jogo semelhante ao original, no entanto a personagem é feminina (com a boca pintada com batom vermelho), e em vez de um labirinto, existem quatro labirintos diferentes. Também é lançado Pac-Man Jr. que mostra ser uma criança, usndo um boné com uma hélice em cima. (um brinquedo)

O objetivo da criação do jogo Pac-Man

No final dos anos 70, a maioria dos jogadores eram do sexo masculino, e nosso querido Toru Iwatani quis mudar isso, englobando outro estilo de gamers para o seu jogo. Com isso, veio a ideia de criar o Pac-Man, um game que agradasse mulheres e famílias. Portanto, Pac-Man foi essencialmente criado para agradar as meninas, e incentivar elas a gostarem de games e jogos eletronicos, além disso, com a presença feminina, os ambientes dos locais de jogos arcades, iriam melhorar.

“Naquela época, não havia jogos em casa. As pessoas tinham que ir para lojas de arcade para jogar. Esse tipo de local se tornou um playground para os meninos. E nós queríamos incluir jogadoras, assim esses lugares se tornariam mais limpos e brilhantes”, conta Iwatani.

Filmes sobre o Pac-Man

Vale lembrar que essa gulosa bolinha amarela – que quase foi chamada de Pukkuman e Puck-Man – também virou astro de Hollywood: o filme Pixels, de 2015, apresenta Pac-Man ao lado de outros personagens icônicos do mundo dos video games, como Donkey Kong, Space Invaders e Pong.

Recorde mundial do jogo Pac-Man

Billy Mitchell é o detentor do recorde mundial do Pac-Man. O recorde – homologado pela Twin Galaxies – foi logrado durante uma disputa entre Estados Unidos e Canadá.

Ele levou mais de 6 horas para completar o jogo, conseguindo alcançar a pontuação máxima do jogo que é 3.333.360 pontos. Para isso ele teve que completar 256 telas. E detalhe: não perdeu uma única vida.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem