O Google Assistente, tradicional recurso de ações automatizadas via comandos de voz, está passando por mudanças. A empresa está gradualmente descontinuando ou substituindo o Google Assistente em algumas plataformas. No lugar do Assistente, o Google está introduzindo o Gemini.
O Gemini é o atual chatbot de inteligência artificial (IA) da empresa, anteriormente conhecido como Google Bard. Ele também é o nome do modelo de linguagem de larga escala da companhia, capaz de processar pedidos complexos e produzir conteúdos de forma multimodal.
A transição está em andamento, e o Gemini já está se tornando o aplicativo padrão de assistente pessoal em dispositivos móveis com Android. Novos downloads do app do Google Assistente pela Play Store estão instalando o Gemini por padrão no lugar. Até mesmo o ícone do antigo serviço foi trocado pela logo da plataforma de IA. Essa mudança faz sentido, considerando que o Bard não tinha um aplicativo nativo e dedicado para dispositivos móveis, ao contrário do atual Gemini.
Além dos smartphones, a expectativa é que a mudança também ocorra em Smart TVs. Recentemente, houve relatos de que televisores da Samsung começaram a remover o Google Assistente do sistema operacional. Embora o Gemini ainda não tenha aparecido nesses casos, é provável que ele seja adicionado em breve.
Em resumo, o Google está apostando no Gemini como seu novo assistente de IA, oferecendo recursos avançados e uma experiência aprimorada para os usuários de dispositivos Android.