EUA afirma que Rússia desenvolve uma arma antissatélite

 O governo dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira (15) que a Rússia conseguiu desenvolver uma arma antissatélite “preocupante”, mas disse que ela não pode causar “destruição física” direta na Terra. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa BrancaJohn Kirby, disse que os agentes de inteligência dos EUA têm informações de que a Rússia conseguiu desenvolver a tecnologia, mas que a arma ainda não está operacional. 



Os funcionários dos EUA estão analisando as informações que têm sobre a nova tecnologia e consultaram aliados e parceiros sobre o assunto. “Não estamos falando de uma arma que possa ser usada para atacar seres humanos ou causar destruição física aqui na Terra”, disse Kirby. Durante uma entrevista coletiva, jornalistas perguntaram a Kirby se a arma para destruir satélites é nuclear, e o porta-voz não respondeu. O deputado Mike Turner, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA, foi quem disse, na quarta-feira, que o país está sob “séria ameaça à segurança nacional”

Poucas horas depois, militares dos EUA disseram ao jornal “New York Times” que a Rússia está desenvolvendo uma arma nuclear espacial antissatélite. Fontes ouvidas pela Reuters também confirmaram que a ameaça estaria ligada a operações no espaço envolvendo a Rússia e alertaram seus aliados na Europa que isso poderia representar uma ameaça internacional. Segundo as autoridades ouvidas pelo jornal norte-americano, a arma ainda estaria em fase de desenvolvimento, e a Rússia não a havia colocado em órbita. Por isso, apesar da informação revelar uma “séria ameaça à segurança nacional” dos EUA, as fontes disseram que não representava uma ameaça urgente para o país, seus aliados na Europa ou a Ucrânia. 

Em comunicado, Mike Turner afirmou que o Comitê de Inteligência disponibilizou a informação a todos os membros do Congresso norte-americano. O deputado também pediu que Joe Biden retirasse a confidencialidade das informações relacionadas à ameaça. “Solicito que o Presidente Biden retire a confidencialidade de todas as informações relacionadas a esta ameaça para que o Congresso, a Administração e nossos aliados possam discutir abertamente as ações necessárias para responder a esta ameaça”, disse Turner. Mike Turner e seu escritório não deram mais detalhes sobre a ameaça.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem