Apuração define nesta quarta-feira a grande campeã do carnaval carioca

 A apuração das notas que apontarão a grande campeã do carnaval carioca de 2024 acontece nesta Quarta-Feira de Cinzas (14), a partir das 16h, com uma novidade: não vai ser mais na Praça da Apoteose, mudando para a Cidade do Samba. A TV Globo e o g1 transmitem. Por volta das 20h, o g1 exibe a apuração da Série Ouro. O regulamento é bem semelhante ao do ano passado. Das 4 notas de cada quesito, a menor será descartada

O avaliador concede entre 9 e 10 pontos, podendo fracioná-los em décimos (9,1; 9,2; 9,3…), devendo justificar sempre que não der a nota máxima — idealmente, o jurado precisa apontar especificamente onde e quando viu a falha. Por volta do meio-dia, haverá o sorteio da ordem dos quesitos, que tantas vezes deu o título na sorte a uma escola. O último a ser lido será o primeiro no critério de desempate. Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e Beija-Flor são destaques no 1º dia do Grupo Especial. Viradouro, Mangueira e Vila Isabel são destaques no 2º dia do Grupo Especial

Só haverá empate, aliás, se duas ou mais escolas obtiverem os mesmos subtotais das notas válidas nos 9 quesitos — algo que não acontece desde 1998, quando Beija-Flor e Mangueira dividiram a taça. Em 2020, Grande Rio e Viradouro terminaram com 269,6 pontos, e foi preciso ir até o 2º critério de desempate, Evolução, para dar o título a Niterói (no 1º, Harmonia, as 2 somaram 30 pontos). Em Evolução, Caxias tinha perdido 3 décimos, ante notas máximas da rival. Tivesse sido sorteado Comissão de Frente ou alegorias como 1º critério, a vitória era da Vermelha e Branca.

Os 36 jurados foram divididos em 3 módulos:

  • Metade deles — 2 por quesito — ficou no Setor 3.
  • Nove — 1 para cada quesito — no Setor 6.
  • E os outros 9 no Setor 10.

Comissões de frente e casais de mestre-sala e porta-bandeira obrigatoriamente tiveram de se apresentar em cada cabine de jurados.

Em ordem alfabética, o que cada quesito julga:

  • Alegorias e adereços: é dividido nos subquesitos concepção e realização. No primeiro, avaliam-se a adequação dos itens ao enredo e a criatividade, desde que haja significado. No segundo, valem a impressão causada pelas formas, materiais e cores, o acabamento (inclusive das partes traseiras e geradores) e o papel e a fantasia dos destaques. Perde pontos a escola que deixar pedaços de fantasias, materiais estranhos ou geradores aparentes.
  • Bateria: a manutenção regular e a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; e a criatividade e a versatilidade.
  • Comissão de Frente: em indumentária, a capacidade de impactar o público 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem